TREINAMENTOS

EXERCÍCIO COLETIVO


 


EXERCÍCIO
MANUTENÇÃO DA DISTÂNCIA DAS LINHAS DO BLOCO
ORGANIZAÇÃO OFENSIVA E TRANSIÇÃO DEFENSIVA

OBJETIVO:

Fazer com que a equipe esteja permanentemente próxima, possibilitando um jogo apoiado de circulação, e em caso de perda da bola, uma rápida pressão com os jogadores mais próximos. A referência de aproximação do bloco são os quadros horizontais, que possibilitam a existência de 4 quartos no campo.

REGRA:

A equipe deve ocupar apenas dois quartos do campo, usando como referência o homem que tem a bola, independente de circulação curta ou longa.

1º MOMENTO

A equipe inicia a circulação no seu campo de defesa, com máxima abertura e profundidade, organizando a estrutura de forma muito posicional. Neste momento a bola se encontra no 1º quarto, e a equipe se encontra entre os dois primeiros quadros.


 2º MOMENTO

A equipe escolhe um local, após a criação de espaços pelo lado ou pelo centro, ao escolher entra e avança com a bola circulando. Neste momento a bola se encontra no 2º quarto, e a equipe deve perceber a evolução da bola e não deixar as linhas entre jogadores abrirem demais, para facilitar uma futura transição defensiva.


3º MOMENTO

A equipe continua progredindo e criando linhas diagonais, principalmente com os jogadores de meio, e a variação entre pontas e laterais. Salientar que a equipe deve avançar como bloco, ocupando apenas dois quadros. Pode-se avançar de forma curta, ou pode-se utilizar bolas em profundidade por cima da linha de defesa, independente da forma como a equipe vai entrar no campo adversário, é necessário existir a ocupação de apenas dois quadros.


4º MOMENTO

A equipe neste momento deve criar os espaços para finalizar pelo lado ou pelo meio, de acordo com a movimentação e os mecanismos previstos e finalizar, sempre com o bloco próximo, se por ventura o azul recuperar a bola, deverá trocar certo número de passes, ou então pode-se colocar mais jogadores, como um ou dois atacantes atrás da linha de centro, e caso o azul retome a bola, deve fazer uma ligação rápida por cima da linha, naturalmente o vermelho deverá eliminar isso com uma pressão rápida ao jogador que estiver com a bola.

TODOS OS CRÉDITOS Á LUIS ESTEVES.
http://organizacaodejogo.blogspot.com/











AQUECIMENTO


Aquecimento que desenvolvi para jogos. É bastante simples, agradável para os jogadores e funcional para qualquer categoria.

Deve-se no vestiário dividir o grupo de jogo em 3:

5 jogadores de defesa
5 jogadores de ataque
6 reservas
2 goleiros (com o preparador de goleiros, e posteriormente entram em um dos exercícios)

A demarcação de cores irá ajudar a comunicação e a velocidade na troca entre os exercícios, bem como a divisão de equipes no aquecimento.

o Tempo total de aquecimento varia de 20 à 30 minutos, portanto deve-se valorizar mais ou menos determinado exercício de acordo com o contexto em que se encontra, exemplo:

- Clima
- Espaço
- Local
- Tempo disponível

O alongamento ativo estático deve ser rápido, com movimentos de 10 segundos, apenas para um aumento articular, evitando um estiramento grande muscular. O efeito psicológico também é importante, já que alguns profissionais não utilizam o alongamento antes dos jogos, pelos indicios científicos atuais dos prós e contras do mesmo. A colocação do mesmo antes ou depois do alongamento balístico fica a critério de cada um.


 Estrutura geral do aquecimento, com distribuição de campos, bolas e circúito.


+ou- 3 minutos: Primeiro momento, coordenativo para aumento de mobilidade articular, com diferentes movimentos conhecidos pelos atletas. É válido iniciar em movimentos de pouca amplitude e explosão passando gradativamente para movimentos de maior amplitude e explosão muscular.

+ou- 2 minutos: Após este momento, ocorre a primeira parte do alongamento ativo estático, valorizando a musculatura adutora, abdutora e flexora da coxa.

 +ou- 3 Minutos: Segundo momento, circulação livre de passes independente de cor, com muita comunicação e participação em todo o espaço.

+ou- 2 Minutos: Neste mesmo espaço, em um terceiro momento, os jogadores que não irão começar o jogo servirão de apoio segurando as bolas do campo, arremessando-as aos jogadores que irão começar o jogo para que os mesmos cabeceiem de volta, de forma aleatória.

+ou- 2 minutos: Após este momento, ocorre o segundo alongamento passico estático, valorizando a musculatura extensora da coxa, extensores e flexores do quadril, e extensores e flexores da perna.


+ou- 3 Minutos: O próximo momento é dado ênfase a circulação rápida de bola em superioridade, com toque liberado para possiveis fintas ou dribles, porém dando velocidade a circulação da bola. Neste exercício em que 4 ficam por fora e 1 pelo meio, a regra é simples, quem erra o passe vai ao meio, fica mais uma rodada se acontecer um passe cruzado por dentro do quadrado, ou uma troca de passes acima de 10 passes.

O grupo que não inicia o jogo fica com 6 atletas, sendo dois por dentro.


+ ou- 5 minutos: Após isso, as 3 equipes se direcionam para a área onde ocorre um pequeno jogo de 5 contra 5 + 6 apoios. A regra fica a critério do preparador, pode-se utilizar a referência de número de passes, ou a utilização de um apoio pelo menos antes de finalizar, ou até mesmo deixar livre.

+ou- 3 minutos: No último momento os dois grupos que irão iniciar o jogo passam em um circuito de mobilidade e velocidade para uma maior estimulação neural. Os movimentos podem ser variados, porém multidirecionais, utilizando os dois lados, frente e costas.

O grupo que não inicia o jogo vai novamente para o exercício de 4x2.






TODOS OS CRÉDITOS Á LUIS ESTEVES.
http://organizacaodejogo.blogspot.com/








____________________________________________________________________






EXERCÍCIO - FINALIZAÇÃO

EXERCÍCIO
CIRCULAÇÃO E FINALIZAÇÃO

FC BARCELONA
2009


DESENHO DO EXERCÍCIO


CIRCÚITO DE PASSES E FINALIZAÇÃO

Este exercício embora simples, tem seu valor em termos de fundamentos e pequenos detalhes que podem ser considerados, por exemplo no modelo de jogo do FC Barcelona. Nota-se a preocupação com as seguintes situações no exercício:

- Condução próxima do pé - conduzir para criar linha de passe
- Passe diagonal
- Jogo frente/costas - jogador de costas já devolve a quem distribui a bola
- Formação de triangulo
- Infiltrações / Ultrapassagens
- Finalização

No desenho acima reproduzi a movimentação do vídeo. Embora o desenho possa parecer complexo, a situação é bem simples, as trocas entre cones seguem o ritmo da bola, e estão assinaladas pelas setas vermelhas no desenho.

Embora não seja um exercício que possa se basear uma metodologia inteira, os exercícios deste tipo em circúito tem seu valor semanal, e acredito ser útil em dias de recuperação ou movimentos mais rápidos, em situações com maior exigência de velocidade. Neste caso nota-se uma preocupação em utilizar pequenos sprints em meio e ao final da participação, inclusive com pequenos saltos entre um dos sprints, intercalando a velocidade cíclica e acíclica no mesmo exercício. É sempre importante levar em consideração o contexto.


TODOS OS CRÉDITOS Á LUIS ESTEVES.
http://organizacaodejogo.blogspot.com/













EXERCÍCIOS VARIADOS


EXERCÍCIOS VARIADOS

LOSANGO POSICIONAL E UM TRIANGULO ADAPTADO

2 CONTRA 1 EM SITUAÇÃO DE FINALIZAÇÃO

EXERCÍCIO RETIRADO DE UMA AULA DE FUTSAL DO PROFESSOR RODRIGO SARTORI

A cada finalização, muda-se a cor do jogador que possuia dois atacantes, ou seja, fica um da dupla para defender, e entra um do que estava em desvantagem , para atacar.


1 CONTRA 1
COM CIRCUITO DE VELOCIDADE / AGILIDADE
 
TODOS OS CRÉDITOS Á LUIS ESTEVES.
http://organizacaodejogo.blogspot.com/















EXERCÍCIO

"O pressing faz-se para correr menos, para economizar esforço, partindo da organização."
Nuno Amieiro


EXERCÍCIOS


Diversos exercícios em espaço curto, mais propensos a ações rápidas.

4 x 4 + 4 - com valorização do jogo frente-costas: Exercício em que existe uma valorização de dois tipos de retirada da pressão no momento da transição ofensiva. Em caso de desarme de frente, joga-se em profundidade, buscando o gol ou o apoio, em caso de desarme de costas, joga-se em segurança, buscando um jogador de frente ou um apoio.

4 x 2 com goleira: Neste caso jogam 4 por fora, contra dois por dentro em constantes dobras, buscando desarmar os que estão fora para sair do quadrado. Ao mesmo tempo não podem levar o gol nos 4 cones que estão por dentro, pode-se utilizar a referência de cada gol feito, uma rodada a mais para desarmar.

4 x 4 + 1: Neste exercício o objetivo é fazer o jogador vermelho receber a bola, se isso ocorrer a equipe de fora faz o ponto. A equipe de dentro em fase defensiva deve pressionar e ao faze-lo trocar 3 passes sem o vermelho desarmar, se conseguir troca de lugar com o azul, e passa a jogar em fase ofensiva.

5 x 1: Aqui o ideal é utilizar o espaço interior, com trocas entre os 5 jogadores, ou seja, 4 por fora e um por dentro. É necessário sincronia e o gol só pode ser feito por quem estiver dentro. Se o jogador de dentro desarmar troca com o jogador que perdeu a posse.

4 X 4 + 4: Este exercício busca a superioridade de uma das equipes no centro, quem tiver a posse no centro usa os apoios de fora.
 
 
 
TODOS OS CRÉDITOS Á LUIS ESTEVES.
http://organizacaodejogo.blogspot.com/