sábado, 8 de outubro de 2011

INTENSIDADE!!! UM CONCEITO ABSTRACTO??

É comum ouvirmos a palavra Intensidade. São várias as expressões que fazem parte da linguagem do futebol em que a palavra Intensidade está presente: “O jogo foi muito intenso”, “a minha equipa não teve intensidade”, “aquele jogador é muito intenso”, ou ainda “aquele não tem intensidade para jogar a este nível”. Mas então o que será isto de “Intensidade”?

 
Ao analisarmos o significado da palavra “Intensidade” no dicionário de língua Portuguesa podemos verificar que a noção de intensidade física é aquela que melhor esclarece o que habitualmente se diz sobre este tema, “Em física, a intensidade de uma fonte ou onda mede a variação do fluxo de energia no tempo…”. Ao analisarmos o significado da palavra “intenso” podemos ler: “que tem muita força… veemente, forte”.
Então o que é Intensidade no jogo de futebol? A variação de fluxo de energia no tempo como nos diz a noção da Física?! E um jogador ou jogo intenso? É aquele que tem muita força ou que é muito rápido?
É comum vermos uma equipa entrar a pressionar muito o adversário nos primeiros minutos e ouvirmos dizer que esta está a jogar com elevada intensidade! Será assim? Muitas vezes o que eu vejo é uma pressão “cega”, puramente emocional e desprovida de organização com muitas corridas sem sentido. Não raras as vezes ouvimos posteriormente o comentário, “a equipa entrou muito intensa e depois quebrou na segunda parte”. Será isto intensidade?
Estou em crer que esta noção aparece num sentido abstracto! Diz-se que é intenso quando se corre muito, quando se luta muito, quando se é agressivo! No fundo, utiliza-se esta palavra com uma conotação meramente “física”, associada principalmente à força e velocidade!
Levantemos as seguintes questões: O Barcelona possui em cada jogo uma elevada posse da bola, não será então uma equipa intensa? Uma equipa em posse da bola não poderá e deverá ser intensa? E para circular a bola com eficácia será preciso ser muito rápido de pernas e ter imensa força?
Lembro-me de quando fiz o meu estudo monográfico ter levantado a seguinte questão: é mais intensa uma corrida de 50 m em corrida livre à máxima velocidade ou uma corrida na mesma distância com uma bandeja com dois copos de água em que para venceres não podes deixar cair a água do copo? Para alguns consideram a primeira, porque se reportam meramente ao “físico”, para mim claramente que é a segunda, porquê? Porque tens que dar o teu máximo com uma dificuldade adicional que te vai exigir muito a nível da concentração. No fundo essa dificuldade vem pelo aumento da complexidade da tarefa. Mudou-se o critério de desempenho, aumentou-se a complexidade logo aumentou-se a intensidade.
Chegamos a um ponto importante da nossa reflexão, o critério de desempenho!
Não existe só um Futebol, existem muitos “futebóis”! O Benfica joga diferente do Porto, O Barça diferente do Real Madrid, a Argentina diferente do Brasil. Da ideia teórica que cada treinador tem na sua cabeça, procura reflexo na prestação em cada jogo. Para que isso aconteça, modela a sua equipa de acordo com os exercícios Específicos que preconiza! Esta escolha representa um determinado critério que lhe vai conferir uma determinada identidade.
Os jogadores no Jogo expressam esse critério de desempenho, tentando realizar as acções procurando eficiência e eficácia respeitando uma determinada forma de jogar. Ora aqui está o cerne desta questão, estas escolhas de acordo com a filosofia do treinador são extremamente complexas a partir do momento que se busca eficiência e eficácia. São complexas porque são colectivas e obedecem a um critério colectivo, ao envolver um número elevado de elementos (11 jogadores jogando contra 11) torna as acções mais complexas.
Procuremos um exemplo prático: A posse de bola do Barcelona é na minha opinião extremamente intensa! Ela é intensa porque tem critério de desempenho ofensivo (ter a bola muito tempo de forma a desorganizar o adversário) e dentro desse critério é eficiente e tem eficácia! Os jogadores para respeitar o seu Modelo não precisam de correr muito nem de ter muitíssima força…
Imaginemos uma outra equipa que defende em bloco médio e que tem como critério de desempenho ofensivo procurar chegar rápido à baliza adversária com o menor número de toques possível e com 3 a 4 jogadores envolvidos nestas acções. O desempenho é intenso se existir para além do critério acima referido eficiência e eficácia nas acções.
Se me perguntarem qual dos dois exemplos tem mais intensidade? Dentro de uma lógica sistémica, claramente o do Barcelona! Tem mais jogadores envolvidos, mais tempo de elaboração das acções, mais exigência emocional logo mais complexidade.
A propósito de exigência mental e emocional! Vamos procurar um exemplo do nosso quotidiano: como se sentiram após um exame teórico? Sim, extremamente cansados … correram? Saltaram? Nem saíram do lugar, como ficaram então cansados?! Desgaste mental e emocional.
Este tipo de desgaste existe num jogo de futebol. Quanto mais complexidade, quanto mais se tiver que se usar o cérebro para jogar de forma a respeitar a nossa Ideia de Jogo, mais nos vamos cansar…
A máxima expressão da complexidade que podemos obter em treino são a simulação de um jogo pelo facto de termos em confronto onze jogadores contra outros onze! Quanto mais jogadores, buscando uma identidade de acordo como uma ideia de jogo, mais complexidade vamos ter.
Respeito todas as perspectivas, mas a intensidade que procuro e entendo para as minhas equipas é a da eficiência e eficácia em função dos critérios de desempenho que preconizo de acordo com a modelação que pretendo.

Por: Carlos Carvalhal - http://www.coachcarvalhal.com


TODOS OS CREDITOS À, CARLOS CARVALHAL - http://www.coachcarvalhal.com

Um comentário:

  1. Olá Chico
    Meu nome é André Galbe, sou preparador Físico da equipe profissional do Estoril -Portugal.
    Em primeiro lugar parabéns pelo blog e o conteudo trabalhado nele.
    Gostei muito da sua reflexão sobre intensidade e penso que quanto mais pessoas envolvidas neste assunto mais distante ficaremos de um conceito comum sobre esta questão, e particularmente acho isso muito legal.Gostaria de comentar o início e o fim do seu post, mas não gostaria de ser encarado como crítico até porque gostei muito e me fez refletir senão não estaria aqui interagindo contigo..Dizer que o jogo foi intenso em função do desgaste físico por que realmente ele é, se levarmos em consideração que um atleta corre em média e dependendo da posição até 13 Km (Inclusive os do Barcelona que na Champions já registram 14 Km), mudam de direção mais de 120 vezes e para não viajar muito, terminam o jogo com os estoques de glicogenio praticamente depletados em função da energia empregada,não me parece um equívoco. Dizer que foi intenso tambem em função da concentração e aspectos emocionais muitas vezes imprevisiveis e situacionais tambem me parece coerente...Vejo intensidades diferentes com predominancias diferentes ( Hora mais física, hora mais psicologica) nos diferentes momentos do jogo.A intensidade de jogo com posse de bola com certeza tem uma predominancia intelectual, porem logo é nescessario correr e muito rápido e se o Barcelona tem a posse de bola não podemos esquecer que tem outra equipe dentro de campo sem bola (muitas vezes mais de 65% do tempo de bola rolando)e na busca incansavel de recupera-la e mesmo que de forma organizada os deslocamentos são intensos na pura essencia da palavra e a sua reorganização necessita de ser intensa em todos os sentidos ainda mais jogando contra o Barcelona..Senti uma leve confusão entre complexidade e intensidade..Penso que a intensidade física faz parte da complexidade do jogo..Mas uma terefa mais complexas como levar uma bandeja com copos não é mais e nem menos intensa do que uma corrida de 50 metros em velocidade máxima, são apenas ações totalmente diferentes onde uma depende mais de concentração e outra de uma produção enorme de força física e energia...Se você pedir para um garçom levar esta bandeja com copos e depois correr 50 metros a máxima velocidade tenho certeza que para ele a corrida será muito mais intensa....Vou ser sincero..não entendo nada disto, sou apenas curioso..rrsrsrsrsrsrs..gosto de discussões saudáveis...trabalhei com um grande treinador e amigo chamado Rodrigo Leitão (talvez você conheça) exercitei muito este meu lado pentelho.
    Grande abraço
    Sucesso

    ResponderExcluir