sábado, 8 de outubro de 2011

HIDRATAÇÃO NO FUTEBOL


Apesar de cada jogador do time possuir necessidades diferentes durante a partida devido à posição, todos devem manter uma boa hidratação para que seu rendimento não caia. Algumas conseqüências da desidratação:
- Aumento da freqüência cardíaca, causando cansaço;
- Aumento da temperatura corporal, causando fadiga;
- Aumento da sensação de esforço;
- Diminuição da energia e motivação.

 
            As oportunidades para a hidratação do atleta são raras durante as partidas de futebol, então, deve-se aproveitar qualquer momento que surja para se hidratar. No futebol, a desidratação também causa diminuição na velocidade, capacidade de passe, drible e concentração. A perda de suor sem reposição também causa cãibras, tonturas e até desmaios.
            O ideal é o consumo de 500 ml de bebida esportiva ou água por 2 horas antes da partida e imediatamente antes, ingerir 250 ml de bebida esportiva. Devem-se ter garrafas individuais marcadas com o nome de cada jogador, com acesso fácil durante as pausas no jogo e no intervalo. Essas bebidas são mais indicadas, afinal, possuem carboidratos e eletrólitos para reposição de energia e minerais perdidos pelo suor (sódio, potássio, etc.). Estudos indicam que o consumo de bebidas com carboidratos durante o jogo, aumenta a resistência à fadiga em 33%.
Cada jogador deve ingerir a quantidade de líquidos necessária para compensar as perdas. Essa quantidade exata será determinada pelo nutricionista do time após a realização de alguns cálculos individuais.
Após o jogo é necessário consumir 150% da perda de peso (se perder 1 kg, ingerir 1,5L de líquidos), intercalando entre água, bebida esportiva e água de coco.
Referências:
BIESEK, Simone; GUERRA, Isabela, ALVES, Letícia Azen. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005.
BARROS, Turíbio L, GUERRA, Isabela. Ciência do futebol. Editora Manole, 2004.
GUERRA, Isabela. Aspectos nutricionais do futebol de competição. Rev. Bras. Med. Esporte, v.7, nº6, 2001.


Giovana Guido
Nutricionista do Clube de Futebol Paulista de Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário