segunda-feira, 17 de outubro de 2011

FUTEBOL X ÁLCOOL


Sem dúvida que o efeito do álcool sobre o organismo dos atletas e também das pessoas não praticantes de esportes é muito forte, diminuindo a capacidade aeróbia, comprometendo de maneira direta a hidratação do organismo, até a falta de ar. 


Os mais variados fatores podem ser percebidos em desportistas dos mais diferentes esportes e níveis técnicos dos atletas que ingerem bebidas alcoólicas. Isso acontece devido a uma grande dificuldade do organismo metabolizar o álcool, a baixa de açúcar no sangue (hipoglicemia) com períodos de anorexia e emagrecimento, ao sono e à dor de cabeca ocasionados pela capacidade vasodilatadora do álcool, entre outros.

Uma cervejinha após um jogo ou uma sessão de treinamento, faz com que o organismo do atleta seja obrigado a perder mais água do que já havia feito durante o jogo ou do treino. Isto porque o álcool contido na cerveja estimula a atividade renal a eliminar água por meio do aumento de hormônios que controlam o funcionamento destes órgãos. Cerca de 70% energia despreendida na atividade física resultam na produção de calor e apenas cerca de 30% será gasta na contração muscular. Para manter a homeostase (temperatura constante), nosso organismo elimina água pela sudorese, a fim de manter a temperatura corporal constante. Então desta maneira, o organismo ao final do jogo ou sessão de treinamento apresentará uma menor quantidade de água do que no início. Assim, se for ingerida qualquer bebida alcoólica, o organismo irá perder mais água ainda. Sendo assim, a ingestão de bebidas alcoólicas antes ou depois da atividade física é desaconselhada.

O uso demasiado de álcool também pode apresentar como conseqüência um elevado grau de desnutrição, evoluindo como baixa concentração de proteínas no plasma.

O álcool também age como depressor do sistema nervoso central e diretamente em diversos órgãos do nosso organismo, como fígado, coração, vasos e estômago. Em pequenas quantidades, promove a desinibição, mas com o aumento da quantidade de álcool ingerido, o indivíduo passa a apresentar uma diminuição das respostas aos estímulos, dificuldade para falar e se locomover, por exemplo. Em quantidades muito exageradas pode levar o indivíduo a ficar em coma e até mesmo ao óbito.

O uso descontrolado do álcool poderá levar o indivíduo a uma série de problemas de relacionamento, como na família, no âmbito social e profissional, os quais agravam os sintomas num círculo vicioso. Mas salientamos que a prevenção e o alerta aos atletas devem ser feitos de maneira frequente nos treinamentos e na preparação da equipe, a fim de que a cobrança pelos resultados não seja feita de forma exarcebada e acabe levando o atleta a consumir álcool exageradamente em suas folgas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário